Aristides, tão querendo roubar minha bicicleta!

Pega mas não pega tudo não

A história da Moral e Bons Costumes

Paranga de Castelo

A história da beterraba

Olha, sem as mãos!

O que é isto?

São tantas recomendações...

O primeiro disco da Moral

A história do primeiro disco da Moral, versão do Bocca

O estúdio Camerati, no final dos anos 80, resolveu gravar as bandas da região do ABC em um vinil com o selo "Garagem". Esse projeto reuniria várias bandas e cada uma delas faria um show no Espaço Camerati, escolheria umas três músicas deste show (que seria gravado) pra fazer parte desta coletânea. As músicas escolhidas seriam trabalhadas no estúdio. Esse era o projeto inicial.
A banda “O Palhaço” já havia participado junto com uma banda paulista chamada “Canastra” e dividiram o disco, sendo o lado A de uma banda e lado B de outra.

Quando a Moral se apresentou a este projeto com o interesse de participar, o Cláudio, dono do Camerati, após uma análise da banda, disse que pelo nosso estilo não íamos poder fazer parte da coletânea, pois era um disco muito rock’n’roll e as nossas músicas não eram deste estilo.

Fizemos o primeiro show com lotação máxima do lugar (acredito que do projeto todo) e isso fez com que o Camerati pensasse de outra forma sobre a banda. Passou-se mais um mês, fizemos outro show com a mesma quantidade de gente, foi aí que veio a proposta de fazer um disco de vinil só com a Moral, era só fazer mais um show. Foi feito. Depois foi feito mais outro pra pagar a capa. Começou o processo de mixagem. Depois de todos os três shows feitos foi que apareceu o produtor (Vlad ) e descobrimos que não se pode gravar trompete da forma que foi gravado. Essa porra vazou em todos os microfones.

O trabalho final saiu uma merda devido a este e outros problemas técnicos, mais valeu a experiência.

O nome “Volume 4” foi escolhido por parecer que todo volume 4 das bandas de rock era bom e por ter sido feito com 4 shows. A capa foi escolhida em um concurso feito na faculdade FATEA. Tinha que ser branca para lembrar o Álbum Branco dos Beatles. Foi assim que surgiu o primeiro disco da Moral.

Detalhe: depois de todo esse trabalho e o disco pronto, o Camerati veio com a história que, a cada disco vendido, a Moral ganharia 17 centavos, mesmo que fosse ela que realizasse a venda. Desistimos do projeto e os discos ficaram lá até... Bem, essa é outra história.